segunda-feira, 5 de maio de 2014

5 2008-2 Tiradentes

Questão 5

“A busca de um herói para a República acabou tendo êxito onde não o imaginavam muitos dos participantes da proclamação. Diante das dificuldades em promover os protagonistas do dia 15, quem aos poucos se revelou capaz de atender as exigências da mitificação foi Tiradentes.”

(CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas. O imaginário da república no Brasil. São Paulo: Companhia Das Letras, 1990. p. 57.)

A adoção de Tiradentes como o herói da República, mesmo tendo morrido um século antes de sua proclamação pode estar ligada ao fato

A) da inexistência de um herói no dia 15 de novembro. Por ter sido um movimento sangrento, que retirou de maneira violenta o imperador D. Pedro II do poder, acabou por gerar fortes disputas entre os republicanos que, a exemplo da revolução francesa, destruiram um a um os nomes que estiveram à frente da proclamação da república.

B) da profunda religiosidade que envolve esse personagem histórico. Como líder religioso do movimento inconfidente, ele se sacrificou pelos amigos e, sobretudo, pelo povo brasileiro.

C) de ter pertencido a uma elite mineradora. Suas intenções eram, num primeiro momento, romper com Portugal para, dessa forma, se ver livre de dívidas e encargos a serem pagos à coroa portuguesa, porém acabou por esquecer suas origens nobres e se entregou à causa da independência do povo.

D) de ter sido o mentor da Inconfidência Mineira. Seus estudos na Europa o levaram a conhecer os filósofos iluministas, assim como os patriarcas da independência americana, e esse passado ligado a idéias e homens históricos o entronaram como herói da República.

E) de mesclar em si a figura mística do cidadão à tradição cristã do povo. Cidadão pelo sentimento de participação, de união em torno de um ideal, fosse ele a liberdade, a independência ou a república e cristã por ter sido traído, por ter “sacrificado” a própria vida e ter-se tornado um mártir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário