Questão 37
Nas últimas décadas, como uma forma de tentar obter um corpo mais saudável, com musculatura mais desenvolvida e capacitação física ideal, houve uma explosão do número de academias de ginástica no nosso país.
Por outro lado, ocorreu também o aumento da utilização de suplementos nutricionais, tais como vitaminas, minerais, aminoácidos e o uso de outros produtos químicos, os anabolizantes, ou “bombas” como também são chamados, que em termos mais simples, favorecem o desenvolvimento muscular, reduzem a quantidade de gordura e fortalecem os ossos.
Embora muita gente não saiba, os anabolizantes têm uso na medicina, para casos de tratamento de doenças como anemia, alguns tipos de câncer, casos de reposição hormonal, atrofias musculares causadas por certos tipos de doenças ou acidentes traumáticos, osteoporose, deficiência de crescimento, problemas hormonais masculinos etc. Entretanto, esses somente são ministrados em doses terapêuticas e necessitam sempre de prescrição médica para serem adquiridos
.
Sobre o assunto da boa forma física associada ao uso de substâncias químicas, as seguintes afirmativas foram feitas.
I. O uso de anabolizantes é freqüente entre os homens, pois nas mulheres seus efeitos são neutralizados pelos hormônios femininos.
II. O tecido muscular liso constitui a maior parte da musculatura voluntária do corpo humano e é diretamente afetado pelo uso dos anabolizantes.
III. Os anabolizantes atuam nas fibras dos músculos favorecendo uma maior síntese protéica nos ribossomos, o que fará com que as fibras aumentem consideravelmente de tamanho.
IV. A utilização de suplementos nutricionais, anabolizantes etc, durante as atividades físicas aeróbicas estimula a duplicação dos glóbulos vermelhos, que atuam no transporte dos gases respiratórios.
Tomando como referência o que se conhece da fisiologia humana, pode-se considerar que estão corretas
(A) todas as afirmativas.
(B) nenhuma das afirmativas.
(C) apenas três das afirmativas.
(D) apenas duas das afirmativas.
(E) apenas uma das afirmativas.
* apenas a III esta certa
Nenhum comentário:
Postar um comentário