[...] Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos. Quando saltaram em terra começou a Maria a sentir certos enojos: foram os dois morar juntos; e daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão, sete meses depois teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói desta história.
Chegou o dia de batizar-se o rapaz: foi madrinha a parteira; sobre o padrinho houve suas dúvidas: o Leonardo queria que fosse o Sr. Juiz; porém teve de ceder a instâncias da Maria e da comadre, que queriam que fosse o barbeiro de defronte, que afinal foi adotado. Já se sabe que houve nesse dia função: os convidados do dono da casa, que eram todos dalém-mar, cantavam ao desafio, segundo seus costumes; os convidados da comadre, que eram todos da terra, dançavam o fado. O compadre trouxe a rabeca, que é, como se sabe, o instrumento favorito da gente do ofício. A princípio, o Leonardo quis que a festa tivesse ares aristocráticos, e propôs que se dançasse o minuete da corte. Foi aceita a idéia, ainda que houvesse dificuldade em encontrarem-se pares. Afinal levantaram-se uma gorda e baixa matrona, mulher de um convidado; uma companheira desta, cuja figura era a mais completa antítese da sua; um colega do Leonardo, miudinho, pequenino, e com fumaças de gaiato, e o sacristão da Sé, sujeito alto, magro e com pretensões de elegante. O compadre foi quem tocou o minuete na rabeca; e o afilhadinho, deitado no colo da Maria, acompanhava cada arcada com um guincho e um esperneio.
Isto fez com que o compadre perdesse muitas vezes o compasso, e fosse obrigado a recomeçar outras tantas.
Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.
Questão 43Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela.
Assinale a alternativa que apresenta estrutura de orações análoga à do período acima.
a) O Leonardo queria que fosse o Sr. juiz.
b) O compadre trouxe a rebeca, que é o instrumento favorito da gente de ofício.
c) Estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos.
d) Já se sabe que houve nesse dia função.
e) Os convidados do dono da casa, que eram todos dalém-mar, cantavam ao desafio.
Questão 44
Chegou o dia de batizar-se o rapaz: foi madrinha a parteira; sobre o padrinho (I) houve suas dúvidas.
[...]. Foi aceita a idéia, ainda que (II) houvesse dificuldade em encontrarem-se os pares.
Assinale a alternativa em que a substituição dos verbos em destaque resulta em concordância de acordo com a norma culta.
a) (I) surgiram; (II) surgissem.
b) (I) iam haver; (II) pudesse haver.
c) (I) podia existir; (II) pudesse existir.
d) (I) surgiu; (II) surgisse.
e) (I) existiram; (II) existisse.
Questão 45
Foi aceita a idéia, ainda que houvesse dificuldade em encontrarem-se pares.
Essa passagem está reescrita, com sentido equivalente ao original, na alternativa:
a) Aceitaram a idéia, à medida que houve dificuldade em encontrarem pares.
b) Aceitou-se a idéia, contanto que houvesse dificuldade em encontrar pares.
c) Aceitou-se a idéia, apesar de haver dificuldade em serem encontrados pares.
d) Aceitou a idéia, portanto houve dificuldade em pares serem encontrados.
e) Aceitou-se a idéia, pois havia dificuldade em pares serem encontrados.
Questão 46
Afinal levantaram-se uma gorda e baixa matrona, mulher de um convidado; uma companheira desta, cuja figura era a mais completa antítese da sua [...].
Considerando a informação em destaque nessa passagem, é correto dizer que a companheira era uma mulher
a) magra, de estatura mediana e simpática.
b) esguia, encorpada e jovem.
c) rechonchuda, de meia estatura e de meia idade.
d) magra, alta e solteira.
e) delgada, esguia e casada.
Questão 47
Assinale a alternativa em que se associam as palavras do trecho e os respectivos campos de significação, postos entre parênteses.
a) Compasso, pares, gaiato (dança).
b) Filho, madrinha e compadre (laços consangüíneos).
c) Amantes, enojo, menino (família).
d) Fado, rabeca, minuete (instrumentos musicais).
e) Batizar, sacristão, Sé (religião).
Questão 48
Considere as seguintes afirmações.
I. Memórias de um sargento de milícias caracteriza-se como romance urbano, terreno para o surgimento do romance de matriz política e social.
II. Juntamente com obras como O cortiço, Triste fim de Policarpo Quaresma e Vidas Secas, o romance de Manuel Antônio de Almeida privilegiou as camadas mais populares da sociedade, retratando a vida de pessoas comuns.
III. Memórias de um sargento de milícias pode ser considerado um romance precursor do realismo, por dar tratamento mais direto e crítico à realidade.
IV. Pela linguagem sempre elaborada, marcada por construções em que predominam figuras (tais como a antítese e a hipérbole), determina-se a filiação desse romance ao estilo barroco.
Dentre essas afirmações, estão corretas apenas
a) I e III.
b) I e II.
c) II, III e IV.
d) I, III e IV.
e) I, II e III.
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