terça-feira, 29 de abril de 2014

37 2008 Tropismo

QUESTÃO 37
Os hormônios vegetais são substâncias orgânicas produzidas em determinadas partes da planta e transportadas para outros locais, onde atuam, em pequenas quantidades, no crescimento e no desenvolvimento daquelas.
Assim, uma planta colocada em um ambiente pouco iluminado, submetida a uma luz unilateral, por exemplo,
uma janela entreaberta, apresenta seu desenvolvimento conforme o esquema a seguir.

Acerca desse desenvolvimento e da ação dos hormônios vegetais foram feitas as seguintes afirmações:
I Esse crescimento é resultado da ação direta de hormônios vegetais conhecidos como citocininas, que estimulam as divisões celulares e o desenvolvimento das gemas laterais, fazendo com que o caule cresça em direção à fonte de luz.
II Nessa planta, o hormônio conhecido como auxina fica mais concentrado do lado menos iluminado, o que faz com que as células desse lado alonguem-se mais do que as do lado exposto à luz, provocando a curvatura da planta para o lado da janela entreaberta.
III O movimento de curvatura apresentado por essa planta é denominado tigmotropismo e pode ser explicado pela ação do hormônio giberelina, que se concentra no lado iluminado do caule, como uma resposta ao estímulo luminoso da janela entreaberta.
Dessas afirmações, somente está (estão) correta(s):
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.

O tigmotropismo é um tipo de tropismo observado em vegetais. Os tropismos correspondem ao crescimento de vegetais como resposta a um estímulo externo, podendo ser positivo (quando o vegetal cresce em direção ao estímulo) ou negativo (quando a planta cresce em direção oposta ao estímulo). Os principais tropismos são o fototropismo (em resposta à luz), o geotropismo (em resposta à gravidade) e o tigmotropismo. Este último ocorre em resposta a estímulos mecânicos e pode ser observado, por exemplo, nas gavinhas da videira, do chuchu e do maracujá. Há um crescimento de curvatura ou enrolamento causado por crescimento desigual de duas faces opostas  de um mesmo órgão. Este movimento de enrolamento é permanente. Existe um outro tipo de movimento temporário, que é chamado de seismonastismo. Ele ocorre, por exemplo na dormideira Mimosa pudica,  como reação a um estímulo mecânico (as folhas se fecham quando tocadas) graças a órgãos especiais chamados pulvinos, situados na base dos folíolos. Eles perdem água e potássio, tornando-se flácidos e a reação se propaga rapidamente por meio da despolarização das membranas celulares para as folhas vizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário