Leia o texto e responda às questões 49 a 52.
O presidente Barack Obama e Hillary Clinton, a secretária de Estado dos Estados Unidos, tiveram de enfrentar uma desagradável surpresa em suas viagens ao México. O jornal mexicano El Universal, um dos mais importantes do país, revelou algo até então mantido sob sombras: há um item no orçamento do Pentágono de 2009 consignando verba para ajudar a evitar que o México se torne “território ingovernável”. São 13 milhões de dólares destinados a fortalecer as forças armadas mexicanas.
Outro dado importante foi a omissão de ambos diante do argumento do México de que a violência que coloca em risco as instituições nacionais, com a inserção do narcotráfico no poder político, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano. (...) Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos.
(...) Mas o México terá de conformar-se com a redução da sua estatura de aliado preferencial dos Estados Unidos nas Américas. “Bye, bye, México, o Brasil emerge como líder da América Latina”. Essa frase foi escrita por Andrés Oppenheimer, colunista do Miami Herald, íntimo da comunidade hispânica e do setor do Departamento de Estado que cuida de questões latino-americanas.
(CARLOS, Newton. Narcotráfico corrói a estabilidade do estado mexicano. In: Mundo – geografia e política internacional. edição 100, ano 17, n. 4, agosto/2009, p. 11. Adaptado)
Questão 49
De acordo com o texto, elementos do orçamento norte-americano revelam
(A) a denúncia feita pelo jornal El Universal sobre o México ter se tornado um “território ingovernável”.
(B) a solidariedade do Pentágono no que se refere à saúde política de seu futuro aliado e vizinho na América.
(C) o desconhecimento dos governos norte-americano e mexicano sobre os recursos destinados à estruturação arquitetônica do México.
(D) grande investimento financeiro mexicano na ampliação do contingente das forças armadas com vistas ao combate à violência social.
(E) a preocupação do governo norte-americano em se proteger de futuros problemas com aquele país que poderá ser um ex-aliado em breve.
Considere o seguinte trecho para responder às questões 50 e 51.
Outro dado importante foi a omissão de ambos diante do argumento do México de que a violência que coloca em risco as instituições nacionais, com a inserção do narcotráfico no poder político, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano.
Questão 50
A crítica do México, relatada no trecho destacado, refere-se (A) às instituições mexicanas, que têm sido alvo de violentas ações pelos traficantes norte-americanos.
(B) ao governo norte-americano, que tem se eximido de contabilizar os danos causados ao México pela compra de drogas e consequente incentivo ao tráfico.
(C) aos pontos do narcotráfico mexicano, que têm sido frequentemente financiados pelo Pentágono, desequilibrando a economia mexicana.
(D) ao governo mexicano, que tem faltado aos encontros marcados pelos Estados Unidos, causando desentendimentos.
(E) ao governo norte-americano, que tem demandado imigração mexicana para atuar em suas instituições nacionais.
Questão 51
A palavra ambos e a expressão instituições nacionais, em destaque no trecho do texto, referem-se, respectivamente, aos seguintes elementos:
(A) Barack Obama e Hillary Clinton; instituições mexicanas.
(B) o Pentágono e o casal que visitou o México; instituições norte-americanas.
(C) o jornal El Universal e o governo mexicano; instituições mexicanas.
(D) as forças armadas mexicanas e o jornal El Universal; instituições norte-americanas.
(E) Barack Obama e as forças armadas mexicanas; instituições mexicanas.
Considere o trecho seguinte para responder à questão 52.
Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos.
Questão 52
As orações em cujo interior estão os verbos construindo e fortalecendo, destacados no trecho do texto, equivalem a orações subordinadas adjetivas (reduzidas de gerúndio). Assinale a alternativa em que essas orações encontram-se desenvolvidas adequadamente.
(A) ... Estados Unidos ainda que construam muros e que fortaleçam a repressão...
(B) ... Estados Unidos, onde se constroem muros e se fortalecem a repressão...
(C) ... Estados Unidos, que constroem muros e que fortalecem a repressão...
(D) ... Estados Unidos logo que constroem muros e fortalecem a repressão...
(E) ... Estados Unidos no qual constroem muros que fortalecem a repressão...
Nenhum comentário:
Postar um comentário