quinta-feira, 24 de julho de 2014

2 2011 Inglaterra seculo XVIII

Questão 2
Considere o texto a seguir.
Se você observar a Inglaterra no século XVII, verá que é uma potência de segunda classe, levando um embaixador inglês, em 1640, a dizer que seu país não gozava de qualquer consideração no mundo.
O que era verdade. Mas já no começo do século XVIII, a Inglaterra é a maior potência mundial.
Logo, alguma coisa aconteceu no meio disso. E eu creio que o que houve no meio foram a Guerra Civil e a Revolução que tiveram efeitos fundamentais.
[...] O resultado foi que, se a Inglaterra no século XVII era importadora de cereais e padecia de fome e escassez, no fim desse século já era exportadora e não havia mais fome. Tudo isso, como é óbvio, convergiu para a irrupção da Revolução Industrial no final do século seguinte.

(Trecho da entrevista feita com o historiador Christopher Hill à Folha de S. Paulo, em 10.08.1988.)

Sobre as revoluções inglesas, ocorridas no século XVIII, é correto afirmar que
(A) o processo dessas revoluções foi inspirado nos ideais iluministas do século XVIII culminando, assim como na França, na decapitação do rei.
(B) Oliver Cromwell, apesar de ter comandado os yeomen, acabou derrotado pelas tropas leais ao rei.
(C) foram um movimento que retardou a chegada da Revolução Industrial por terem levado a nação a afundar-se numa guerra civil sem fim.
(D) serviram para fortalecer a figura do rei e da monarquia absolutista em detrimento do Parlamento e da gentry.
(E) estabeleceram uma nova realidade política e religiosa, pois o Parlamento consolidou seus direitos, e os não anglicanos tiveram garantia de tolerância religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário