quinta-feira, 9 de outubro de 2014

5 2012-1 Meios de comunicação de massa

Questão 5
No século XX, os meios de comunicação de massa foram amplamente utilizados por diferentes governos como veículos de propaganda ideológica, um tipo de comunicação que visa formar a maior parte das ideias e das convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo o seu comportamento social. Um exemplo histórico do uso dos meios de comunicação como veículo de propaganda ideológica ocorreu em

(A) 1903 – instalação de uma estação de telégrafo na Torre Eiffel, o que permitiu que o London Times e o New York Times recebessem informações sobre a guerra entre a Rússia e o Japão.
(B) 1924 – regulamentação pelo governo federal da qualidade e da segurança das salas de cinema no Brasil, resultado do crescimento do circuito exibidor e do surgimento de salas destinadas à elite.
(C) 1939 – proibição, na Alemanha de Hitler, da audiência de rádios estrangeiras; no ano seguinte, todas as rádios alemãs passaram a transmitir a mesma programação de caráter ultranacionalista.
(D) 1948 – utilização, pela primeira vez, de uma TV a cabo, na cidade de Oregon, onde os sinais normais de televisão não conseguiam chegar às residências por causa do terreno montanhoso.
(E) 1993 – criação, por pesquisadores americanos, do Mosaic, primeiro navegador a combinar gráficos e texto em uma única página, abrindo a web para o mundo com um software fácil de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário