sexta-feira, 18 de abril de 2014

46-48 Padre Antônio Vieira

Leia o texto para responder às questões de números 46 a 48.

Os ouvintes ou são maus ou são bons; se são bons, faz neles grande fruto a palavra de Deus; se são maus, ainda que não faça neles fruto, faz efeito. A palavra de Deus é tão fecunda, que nos bons faz muito fruto e é tão eficaz, que nos maus, ainda que não faça fruto, faz efeito; lançada nos espinhos não frutificou, mas nasceu até nos espinhos; lançada nas pedras não frutificou, mas nasceu até nas pedras. Os piores ouvintes que há na Igreja de Deus são as pedras e os espinhos. E por quê? - Os espinhos por agudos, as pedras por duras. Ouvintes de entendimentos agudos e ouvintes de vontades endurecidas são os piores que há. Os ouvintes de entendimentos agudos são maus ouvintes, porque vêm só a ouvir sutilezas, a esperar galantarias, a avaliar pensamentos, e às vezes também a picar quem os não pica.
Mas os de vontades endurecidas ainda são piores, porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios, e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quanto as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra.
E com os ouvintes de entendimentos agudos e os ouvintes de vontades endurecidas serem os mais rebeldes, é tanta a força da divina palavra, que, apesar da agudeza, nasce nos espinhos, e apesar da dureza, nasce nas pedras.
(Padre Antônio Vieira, Sermão da Sexagésima . Texto editado.)

Questão 46
Considere as afirmações seguintes sobre o texto de Vieira.
I. Trata-se de texto predominantemente argumentativo, no qual Vieira emprega as metáforas do espinho e da pedra para referir-se àqueles em que a palavra de Deus não prospera.
II. Nota-se no texto a metalinguagem, pois o sermão trata da própria arte da pregação religiosa.
III. À vista da construção essencialmente fundada no jogo de idéias, fazendo progredir o tema pelo raciocínio, pela lógica, o texto caracteriza-se como conceptista.
IV. Efeito da Revolução Industrial, que reforçou a perspectiva capitalista e o individualismo, esse texto traduz a busca da natureza (pedras, espinhos, .....) como refúgio para o eu lírico religioso.
V. Vincula-se ao Barroco, movimento estético entre cujos traços destaca-se a oscilação entre o clássico (de matriz pagã) e o medieval (de matriz cristã), a qual se traduz em estados de conflito religioso.

Estão corretas apenas as afirmações
a) I, II e III.
b) I, III e V.
c) II, III e IV.
d) II, III, IV e V.
e) I, II, III e V.


Questão 47
Contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais.
Assinale a alternativa em que o sentido dessa frase está adequadamente expresso.
a) A agudeza não se vale das vontades endurecidas contra elas, dana-se.
b) As vontades endurecidas não aproveitam nada; antes delas, tudo é pior.
c) Nada se aproveita da agudeza contra vontades endurecidas: piora mais ainda.
d) Só uma coisa se aproveita contra vontades endurecidas: a agudeza, que antes dana mais.
e) A agudeza de nada vale contra vontades endurecidas só piora.


Questão 48
... é tanta a força da divina palavra, que, apesar da agudeza, nasce nos espinhos.
O valor sintático da frase em negrito, no enunciado acima, reflete-se na oração destacada na alternativa:
a) ... se são bons, faz neles grande fruto a palavra de Deus.
b) ... lançada nos espinhos não frutificou, mas nasceu até nos espinhos.
c) ... são maus ouvintes, porque vêm só a ouvir sutilezas.
d) ... se são maus, ainda que não faça neles fruto, faz efeito.
e) ... a palavra de Deus é tão fecunda, que nos bons faz muitos frutos.

Um comentário: